Nova tecnologia para citologia em meio líquido processa até 72 exames por hora

A coleta não difere da tradicional, mas é necessário que a amostra seja acondicionada em meio fixador específico

Chapecó e região contam agora com uma nova tecnologia para realização do exame Papanicolau para prevenção do câncer de colo uterino: a Citologia em Meio Líquido, realizada pela Cito Centrífuga Cellspin, com tecnologia alemã.
O estudo citológico cervical, ou exame de Papanicolau, agora pode ser feito com o acondicionamento do material colhido em meio líquido, em lugar dos tradicionais esfregaços em lâminas de vidro. Esse procedimento permite a homogeneização do preparo técnico das lâminas e possibilita, quando necessário, a inclusão de outros testes diagnósticos, sem precisar que seja feita a coleta de uma nova amostra (como no caso da captura híbrida para HPV).
De acordo com a médica patologista da Patho Diagnose, Dra. Rosane Martins de Aguiar Zin, a coleta não difere da tradicional, mas é necessário que a amostra seja acondicionada em meio fixador específico. A citologia oncótica preparada em base líquida apresenta um excelente desempenho para identificação de lesões precursoras cervicais de baixo grau (que apresentam menor celularidade) e na detecção de lesões precursoras cervicais de alto grau.
“Ou seja, a citologia serve como uma triagem de lesões. Por vezes a citologia convencional não detecta essas alterações por apresentarem baixa quantidade de células na hora da coleta. No caso da citologia em meio liquido, todas as células são aproveitadas e concentradas, o que aumenta a quantidade das mesmas e, consequentemente, eleva a acurácia diagnóstica, possibilitando melhor detecção dos resultados. Sempre se procura nessa triagem as lesões que dão precursoras do câncer de colo, que são as displasias. Podem ser de baixo ou de alto grau”, explica a médica patologista.
Rosane ressalta que, esta metodologia tem uma incontestável superioridade na obtenção de amostras satisfatórias para a análise e concentra as células em áreas menores da lâmina, dispondo-as de maneira homogênea, reprodutível e individualizada.

Vantagens

O exame, de acordo com a médica patologista, é de qualidade e com menor custo disponível no mercado. Sendo que a procedência do líquido, a metodologia e os equipamentos são de origem alemã. “Também melhora a morfologia individual das células e distribuição consistente na lâmina, nenhuma célula é perdida durante a filtragem, extração ou separação, presente em algumas outras técnicas”.
Os diagnósticos são mais rápidos e reduz drasticamente o número de amostras insatisfatórias e novas coletas. “Como nem todas as amostras são iguais é possível ajustar a quantidade de células presentes na lâmina, alterando a quantidade de amostra a ser pipetada na Cito Centrífuga Cellspin”, finaliza Rosane.
Esse método igualmente pode ser usado em preparos de líquidos de cavidades e/ou provenientes de punção aspirativa, como líquidos de ascite, pericárdico, pleura, líquor e nas punções aspirativas de linfonodos, nódulos de mama e de tireoide.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
WhatsApp

Fechar